Dou as boas-vindas aos participantes desta solenidade e agradeço a Deus por tantas bênçãos.

Saúdo a Excelentíssima Senhora Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional Sônia Acioli – aqui representada pela Sra. Sonia Maria Alves, diretoria financeira –, os representantes de Movimentos Sociais, os conselheiros e conselheiras, os companheiros de luta, de hoje e de sempre, os membros da diretoria interina e das anteriores, as colegas da diretoria eleita, senhoras e senhores.

Gostaria de, inicialmente, pedir licença para quebrar o protocolo de cumprimentos, para fazer uma saudação especial aos trabalhadores e às trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), e, particularmente, aos da CATEGORIA DE ENFERMAGEM. Estes profissionais de saúde respeitam a vida, a dignidade e os direitos humanos em todas as suas dimensões, como também consideram que cada ser humano pode desfrutar de seus direitos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política e classe social e, além de tudo isso, resguardam a privacidade e a intimidade do indivíduo em todo seu ciclo vital, inclusive nas situações de morte e pós-morte.

Cumprimento a ENFERMAGEM DO MARANHÃO, que é maior força de trabalho na saúde, com os seus mais de 58.000 profissionais – 14.000 enfermeiras e enfermeiros, 40.000 técnicos e técnicas de enfermagem e 4.000 auxiliares –, que, diuturnamente, dedicam-se a cuidar do outro, de clientes em diferentes níveis de complexidade da saúde. Nem estou contabilizando os estudantes de cursos técnicos e de graduação, profissionais de enfermagem matriculados em cursos de pós- graduação, sensu lato (especialização) ou sensu stricto (mestrado ou doutorado) que deveriam ser associados.

 

A enfermagem é uma categoria que congrega profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, à docência e à preceptoria/tutoria, à produção de conhecimento e à gestão em Saúde. A formação em enfermagem tem domínios e competências para práticas avançadas e sistematizadas. Trata-se de uma prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, seguindo os preceitos éticos e legais da profissão.

Ao fazer esta saudação, aproveito para afirmar, de maneira clara, que, a partir deste momento, tomaremos a iniciativa de promover uma relação de respeito, de acatamento e de diálogo permanente com todos os associados e filiados na expectativa de uma gestão participativa e solidária, de corresponsabilidade e de busca da ressignificação do pertencimento a uma categoria valorizada e aguerrida.

A ABEn congrega Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, estudantes dos cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional em Nível Técnico de Enfermagem, associados e ainda pessoas jurídicas filiadas, escolas, faculdades, Departamentos de Enfermagem, Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas nos termos previstos no Estatuto. A ABEn sempre esteve e permanecerá nas lutas em defesa dos direitos humanos, da democracia plena, do controle social na saúde pela garantia dos direitos sociais e da valorização da CATEGORIA DE ENFERMAGEM a fim de cumprir sua missão.

Os múltiplos desafios estão postos diante do cenário atual de desvalorização da vida, da ciência, de uma crise sanitária planetária que exige e requer compromisso, dedicação e muito trabalho. Aproveito para expressar minhas condolências a todos os familiares e amigos(as) dos enfermeiros(as), técnicos e auxiliares que perderam suas vidas na linha de frente do enfrentamento da Covid-19.

Agradeço aos sócios que depositaram confiança nos membros da chapa 2, e reafirmamos o compromisso, pautado em valores e princípios éticos e nos direitos humanos, com objetivo de promover o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de Enfermagem, como também de defender os interesses da Enfermagem, articulando-se com as demais entidades, organizações e instituições sociais, de seguridade, de saúde e de educação, conforme propostas apresentadas.

 

No Maranhão, a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM

(ABEn), desde a sua criação em 1958, busca o bem servir em sua missão. Certamente que a história revela as conquistas e os inúmeros desafios nas áreas da saúde, da educação, da ciência, da cultura, da comunicação e das políticas públicas, por isso buscaremos desempenhar com zelo as ações propostas pela chapa 2, para o período 2021-2022 e conduziremos os trabalhos para novas realizações nessas áreas, assim como reiteramos a dedicação pelo fortalecimento da formação de ENFERMEIRAS/OS, TÉCNICOS/AUXILIARES para uma prática profissional avançada e que estes valorizem a categoria para o reconhecimento tão esperado.

Conclamo a sociedade a refletir sobre o valor social da enfermagem. O momento atual exige a luta de cada cidadã/cidadão pela valorização da categoria de enfermagem. O convite também é para a participação ativa dos sócios na ABEn-MA nas lutas pela consolidação do SUS e contra o seu “desmonte”, por vacina para todos e todas, pela revogação Emenda Constitucional 95, pelo fortalecimento das políticas públicas e pela defesa da vida.

São Luís-MA, 07 de janeiro de 2021

Ed. Century Multiempresarial – Av. dos Holandeses, 14 – 406 – Calhau, São Luís – MA, 65071-380

Copyright © 2023 | Todos os Direitos reservados a Aben- Seção Maranhão