APRESENTAÇÃO DA 83ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM – SBEn e
52ª JORNADA MARANHENSE DE ENFERMAGEM (JMEN)
A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) é promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) em âmbito nacional, seções dos Estados e do Distrito Federal, visando à integração entre os profissionais de Enfermagem para o fortalecimento dos interesses da profissão e da saúde.
Em 2022, será realizada a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), dos dias 12 a 20 de maio, com o Tema Central “A Enfermagem no contexto da COVID-19: que lições aprendemos”. No Estado do Maranhão, junto à SBEn Nacional, a Diretoria da ABEn Seção Maranhão realizará a 52ª Jornada Maranhense de Enfermagem (JMEn).
Os Profissionais e estudantes de Enfermagem estarão mobilizados na discussão de três eixos principais:
Eixo 1 – Modificações impactantes para enfermagem diante do contexto pandêmico.
Eixo 2 – Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Eixo 3 – Mostra de Hanseníase: “Não se esqueça da hanseníase no contexto da pandemia da COVID-19.”
Um diferencial, na Semana Brasileira de Enfermagem da seção Maranhão desse ano de 2022, é a descentralização da capital das atividades desenvolvidas, sendo construída uma participação efetiva das macrorregiões no planejamento e execução da programação, cujo cronograma contempla a execução de atividades científicas, culturais e de valorização da categoria nas diversas macrorregiões.
Com o avanço da cobertura vacinal dos trabalhadores de saúde, poder-se-á avançar esse ano para um evento que contemplasse também com atividades presenciais, permitindo a realização de um evento híbrido, evidentemente, obedecendo às medidas sanitárias ainda recomendadas. Inclusive a enfermagem brasileira teve participação preponderante na mudança desse cenário por meio da gestão, da assistência e do ensino, construindo logísticas e técnicas de atenção e aprimorando suas práticas com ciência e tecnologia.
Desde atenção básica até a assistência na alta complexidade, a Enfermagem esteve atuante, muito embora tenhamos perdido muitos profissionais durante esse percurso. Entendemos que a eles devemos esse momento dentro da semana nacional, suas perdas não foram em vão, nem podem ser interpretadas como fracasso, mas sim uma entrega completa e total ao propósito do cuidar, não apenas individual, mas um cuidado planetário, que é o que temos vivido nesse contexto pandêmico.
Nunca será demais lembrarmos que, ainda que 2020 tenha sido declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como o Ano Internacional da Enfermagem, este foi sem dúvida o ano em que registramos o maior número de mortes de profissionais de Enfermagem pela mesma causa em tempos tão próximos. No mundo, as vítimas da Covid-19 e suas perdas são refletidas nos vazios deixados em suas famílias ou comunidades, também nos seus ambientes de trabalho e na vida dos seus pacientes.
Neste cenário nada consolador, enfrentamos ainda cortes de recursos para saúde, educação, mas a Enfermagem se manteve forte e, inclusive dentro da crise, enxergou a possibilidade de buscar além das palmas midiáticas, a justiça de um piso salarial digno, que alente suas batalhas diárias de continuar oferecendo uma assistência humanizada, ética e digna a todos que dela necessite.
Como fênix, a Enfermagem simultaneamente conduz suas práticas assistenciais de cuidado, ensino, gestão, mas também ocupa tribunas, luta por direitos, grita por reconhecimento e tem sido diuturnamente testada frente à pandemia da COVID-19. Além disso, a ABEn tem atuado ativamente nessa frente, participando e representando a Enfermagem em defesa dos seus direitos, divulgando e oportunizando o debate e as produções técnico-científicas.
Nesse contexto de crise multifacetada, o principal desafio da Enfermagem é lutar pelo direito à saúde de qualidade, à formação e qualificação profissional, às condições dignas de trabalho, à valorização salarial, à redução de carga horária, entre outros interesses da categoria.
Dessa maneira, podemos compreender o tema dessa Semana Brasileira de Enfermagem como uma convocação a toda categoria de Enfermagem do nosso imenso Brasil para contar seus feitos, compartilhar suas vivências e aprendizagens e registrar, nesse importante momento da Humanidade, o quanto a Enfermagem foi, é e continuará sendo importante, deixando um precioso registro que não se eximiu de cuidar e produzir conhecimento, afinal essa é sua essência e seu propósito de existir como profissão e como ciência.
Desse modo, durante a 83º Semana Brasileira de Enfermagem e a 52ª Jornada Maranhense de Enfermagem, queremos discutir com você, profissional e estudante de Enfermagem, sobre todos esses assuntos, vitórias e desafios, pois temos muito a ensinar, mas também temos muito a aprender.
Participe dessa construção com a enfermagem brasileira!