INFORMAÇÕES GERAIS

 

A 83ª Semana Brasileira de Enfermagem e 52ª Jornada Maranhense de Enfermagem da ABEn/MA que ocorrerá de 12 a 20 de maio de 2022 abrirá as inscrições para receber os trabalhos científicos no período de 05/04/2022 a 02/05/2022, às 23h59min (horário local). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, via formulário online, no site: http://abenmaranhao.org/site/83- semana-brasileira-de-enfermagem/

 

  1. O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o evento em horário e local a ser comunicado.

 

  1. Cada participante poderá inscrever, ou estar inscrito, em até 6 (seis) trabalhos. Mas, só poderá ser relator de no máximo 3 (três).

 

  1. Para inscrever seus trabalhos o autor deverá primeiro escolher um dos eixos temáticos abaixo:

 

Eixo 1: Modificações impactantes para Enfermagem diante do contexto pandêmico.

Eixo 2: Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?

Eixo 3: I Mostra de Hanseníase: “Não esqueça da hanseníase no contexto da pandemia pela COVID-19”

 

  1. Segundo, definir uma área dentro do eixo escolhido:

 

Eixos 1 e 2:

 

 

 

Eixo 3:

 

 

  1. Cada resumo poderá ter até 06 (seis) autores incluindo o(a) relator(a), sendo que todos(as) serão considerados autores. A inscrição do(a) relator(a) no evento é obrigatória para a inscrição e apresentação do trabalho.

 

  1. Não serão aceitas inscrições de trabalho cuja autoria seja exclusivamente por alunos (as). Pelo menos um dos autores deve ser docente ou profissional da saúde.

 

  1. Não serão aceitas as inscrições dos resumos de trabalhos científicos enviadas por correio eletrônico, fax, correio regular ou outra forma qualquer diferente da indicada neste documento.

 

  1. Não serão permitidas alterações do conteúdo dos trabalhos após a conclusão do processo de submissão.

 

  1. Após a inscrição do trabalho, ele será encaminhado à comissão científica do evento para avaliação. Para acompanhar o andamento da avaliação de seu trabalho, acesse o site: http://abenmaranhao.org/site/83- semana-brasileira-de-enfermagem/

 

  1. A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada por meio de comunicação eletrônica para os autores responsáveis pela submissão.

 

  1. Cada trabalho inscrito corresponde à emissão de um certificado entregue ao autor(a) relator(a) ou apresentador(a), contendo o nome de todos os integrantes inscritos como autores. Os apresentadores/relatores que não estiverem presentes no horário determinado para apresentação do trabalho não receberão o certificado.

 

  1. Os autores autorizam a Comissão Organizadora do evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação dele, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

 

 

 

 

 

 

 

INFORMAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

 

  1. Os resumos poderão ser resultados dos seguintes tipos de pesquisa: de experiências em serviços de saúde ou comunidades; de projetos de intervenção, pesquisa, extensão; de trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação, especialização; de dissertação de mestrado e tese de doutorado, revisão integrativa.

 

  1. O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado em qualquer outro fórum científico nacional.

 

  1. O texto do resumo deverá ser estruturado segundo o tipo de pesquisa e atender as seguintes normas:

 

  1. Ser encaminhado, sob forma de resumo simples, deve ter de 250 a 300 palavras ou resumo expandido ter de 1.000 a 1.200 palavras. A totalidade de palavras deverá incluir o título, introdução, descrição metodológica, resultados, conclusões, contribuições/implicações para a enfermagem e referências.
    As referências devem ser apresentadas, PORÉM NÃO ENTRAM NA CONTAGEM DAS PALAVRAS.

 

  1. O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa; fonte Arial, tamanho 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda 3,0 cm; margens inferior e direita 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros.

 

  1. O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas com o máximo de 15 palavras, com recuo de 2 (dois) cm da margem.

 

  1. Autores: Os nomes completos deverão ficar logo abaixo do título, sendo o primeiro autor, o relator do trabalho. Em nota de fim, na primeira página do resumo deverá ter as informações dos autores: categoria profissional, maior titulação, instituição e um endereço eletrônico válido do relator. Essas informações deverão ser postadas em arquivo completo.

 

  1. Ao final do texto deverão ser incluídos no mínimo 3 (três) descritores (DECsBireme – http://decs.bvs.br/), indicar um dos eixos e uma das áreas de submissão do trabalho.

 

  1. As Referências não devem exceder a 5 (cinco) e atender as normas de citação no estilo Vancouver.

 

OBSERVAÇÕES:

 

  1. Não serão aceitas experiências concluídas há mais de quatro anos.
  2. Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser inclusos devido à limitação de espaço.
  3. Tema: Selecionar de acordo com a listagem publicada acima.
  4. Apresentador (a) do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o correio eletrônico do autor principal ou co-autor que apresentará o trabalho.

 

 

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO: E-Poster gravado.

 

ORIENTAÇÕES SOBRE A GRAVAÇÃO E ENVIO DO VÍDEO:

 

  1. O vídeo deverá ser gravado no formato horizontal 16×9, utilizando a ferramenta ZOOM;
  2. A apresentação deve respeitar o limite de 06 (seis) minutos;
  3. O arquivo do vídeo deverá ser salvo na extensão MP4;
  4. O arquivo com o vídeo da sua apresentação somente poderá ser enviado através do link que estará disponível no site do evento de 01 a 11/05/2022. Após esta data, não será mais possível enviar sua apresentação;
  5. Alterações no material enviado não serão aceitas após dia 13/05/2022;
  6. O autor da apresentação curta assíncrona receberá a partir do dia 08 de maio de 2022 a informação do número da sessão assíncrona em que seu trabalho será inserido. Esta informação será solicitada no link de envio do arquivo com o seu vídeo.
  7. Nomeie o arquivo de seu vídeo, seguindo o exemplo abaixo: número tal_id do trabalho_nome apresentador Ex.: 01_47441_PauloSouza
  8. Dê preferência ao uso de notebook
  9. Caso esteja usando o telefone celular, deixe-o na posição horizontal apoiado em um suporte;
  10. Dê preferência à conexão via cabo ao invés de Wi-Fi;
  11. Certifique-se que tem iluminação suficiente para que sejam evitadas sombras;
  12. Escolha uma roupa que tenha a cor diferente do fundo da sua apresentação e evite regatas e decotes.
  13. Sente-se ereto e tente não se balançar;
  14. Por favor, sempre use o fone de ouvido (headset) com microfone;
  15. Escolha um local calmo e tranquilo sem a interferência externa de sons;

 

OBSERVAÇÃO:

 

 

ANÁLISE DOS TRABALHOS

 

Os critérios para avaliação dos resumos consistirão em:

 

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

 

Fábio Batista Miranda

Maria Lúcia Holanda Lopes

Dorlene Maria Cardoso de Aquino

Patrícia Ribeiro Azevedo

Eremita Val Rafael

Flávia Danyelle Oliveira Nunes

Leonel Lucas Smith de Mesquita

 

CRONOGRAMA

 

PROGRAMAÇÃO 

Ed. Century Multiempresarial – Av. dos Holandeses, 14 – 406 – Calhau, São Luís – MA, 65071-380

Copyright © 2023 | Todos os Direitos reservados a Aben- Seção Maranhão